O debate sobre a exploração do petróleo pelos britanicos nas ilhas Malvinas reacendeu o debate acerca da soberania argentina. A ilha é ocupada pelos britanicos desde 1883, mas os argentinos defendem que essa ilha possui importancia vital para a soberania da nação. Por isso, o governo argentino decide invadir as ilhas em 1982, mas lutando contra uma força superior apoiada pelos EUA a guerra terminou rápido com a vitória dos britanicos. Atualmente, analistas internacionais acreditam que o verdadeiro motivo do conflito foi a tentativa de o governo argentino desviar da crise a qual a ditadura argentina atravessava. A derrota no conflito decretou também o fim do governo repressor argentino. O Brasil nesse período teve uma posição a favor dos argentinos, o que ficou evidente nas cartas destinadas a ambas partes conflitantes.
Dirijo-me com grande emoção meus pensamentos ao povo irmão da Argentina, ao qual a Nação brasileira se sente para sempre ligada pelos laços da mais profunda e indestrutível amizade. Renovo o compromisso do Brasil para fazer de tudo para contribuir com uma solução que preserve os melhores interesses dos povos da Argentina e das Américas (...). Faço um apelo em favor da conciliação e da busca de uma solução através de negociações. Recordando os grandes e históricos momentos da amizade brasileiro-argentina, desejo aos argentinos paz, concórdia e fraternidade.
Com profunda preocupação pelos graves riscos que pesam sobre a paz, renovo o apelo feito ao governo do Reino Unido no sentido de que encontre solução para a presente crise. Tendo em vista os esforços ora em curso e a disposição do governo brasileiro já manifestou fazer o que estiver a seu alcance para a busca de uma solução satisfatória. Assinalo ser particularmente importante a efetiva moderação das partes envolvidas a fim de assegurar tempo suficiente para que se explorem os caminhos da conciliação.
Dessa forma acredito que os as consequencias da guerra foram em primeiro lugar reeleger margaret thatcher e o fortalecimento das relações entre os países latino-americanos, principalmente as relações entre Brasil e Argentina.
para saber mais clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário