segunda-feira, 19 de abril de 2010

20 anos do telescópio espacial hubble.

Telescópio Hubble

Em 24 de abril de 1990 viajava o ônibus espacial discovery, missão sts-31, o telescópio espacial que revolucionou o campo da astronomia.
Batizado em homenagem ao homem que constatou que o univarso estava se expandindo, o hubble deu um salto acerca da visão humana sobre o universo equivalente ao dado pela luneta de Galileu Galilei no século XVII.
Mais que um telescópio, o hubble é um verdadeiro observatório espacial, contendo instrumentação necessária para vários tipods de observação. Além de fotografar os objetos e medir com grnade precisão suas posições, o hubble é capaz de dissecar em detalhes a luz que vem deles.
O hubble está a 600 km da superfície da terra e gasta 95 minutos para dar uma volta completa em torno do nosso planeta.
Os objetivos do Hubble podem ser resumidos como sendo: Investigar corpos celestes pelo estudo de suas composições, características físicas e dinâmica; Observar a estrutura de estrelas e galáxias e estudar suas formação e evolução; Estudar a história e evolução do universo. Para atingir seus objetivos a pesquisa do Hubble é dividida em Galáxias e Aglomerados; Meio Interestelar; Quasares e Núcleos Ativos de Galáxias; Astrofísica Estelar; Populações Estelares e Sistema Solar .
Abaixo algumas fotos tiradas pelo hubble:
Nebulosa de Trifida
Galáxia de sombrero
Colisão de asteróides
Nabulosa do Cisne
Nebulosa de Eskimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário