sexta-feira, 9 de abril de 2010

A revolução russa

A Revolução Russa
E. H. CARR


Entre os anos de 1905 e 1921, a Rússia viveu uma série de revoluções sem exemplos na história da humanidade. Ela inaugura uma nova fase da história das relações sociais em que acredito ser a abertura do século XX e suas relações antagônicas foi o mais extenso embate do século em todos os seus níveis sociais.
Na Rússia pré-revolucionária existia uma cultura milenar baseada em uma sociedade agrária costurada com suas tradições religiosas pairando a figura do Czar, venerado como um Deus na terra.
Ao longo dos séculos XVIII e XIX, a Rússia anexa diversos territórios. Em uma sociedade multicultural em constante movimento, o império Russo se vê obrigado a entrar no processo de revolução industrial nos padrões europeu e ao mesmo tempo em que se dá inicio a formação de uma nova classe, os operários, estes unidos aos camponeses começaram a organizar-se.
O ano de 1905 é marcado por uma série de passeatas sustentadas teoricamente por duas vertentes: uma baseada na nacionalização e distribuição da terra e a outra tinha na teoria Marxista a sua sustentação.
São Petersburgo foi a capital da primeira revolução onde durante uma pacífica passeata, as forças estatais abriram fogo contra os manifestantes gerando muitas revoltas no que ficou conhecido como domingo sangrento. Após uma série de revoltas o governo Czarista conseguiu contornar todas as situações adversas convocando eleições parlamentares. Porem, a Duma não surtiu o efeito desejado.
O campo para os camponeses e as fábricas para os operários eram as propostas pretendidas pela massa e como isso não ocorria, uma radicalização das tensões teve inicio.
A radicalização dos movimentos insurrecionais agravados pelo envio de soldados para o front da primeira guerra mundial derruba o governo Czarista e a dinastia dos Romanov formando um governo de transição.


I – Dualidade de poder


Graças à primeira guerra mundial houve uma implosão do governo Czarista e conseqüentemente a condução da revolução russa de 1917.
Inutilmente Nicolau II tenta retornar a Petrogrado mas, foi impedido pelos soldados amotinados e assim, acabou abdicando.
Desse modo, na Rússia passou a existir uma república dirigida por burgueses e nobre liberais.
O que Carr chamou de dualidade de poder foi uma clara contradição entre o que a sociedade exigia e a disposição do governo provisório estabelecido pela Duma.


II - As teses de abril e o caráter da redefinição da revolução para Lênin.


Quase noventa anos passara-se e nesse período diversas teorias foram surgindo, mas é consensual afirmar que Lênin foi o chefe inspirador e organizador da revolução de outubro, ou seja, o responsável pela condução da revolução proletária.
Por isso, todos os artigos escritos por Lênin estão impregnados de uma máxima confiança na vitória das massas populares.
Lênin tinha uma grande capacidade de abstrair a realidade e um intenso contato com as classes populares, assim, ele conseguiu redirecionar a revolução em suas teses de abril em que os camponeses e proletários não deviam deixar a revolução de fevereiro transformar-se em uma revolução burguesa, mas esta deveria ser uma revolução que marcaria uma transição e que chegava o momento das camadas populares assumirem o controle da revolução conduzindo a sociedade ao socialismo.

Fonte:
REVOLUÇÃO RUSSA DE LÊNIN A STALIN (1917 - 1929)
Autor: E. H. CARR

Nenhum comentário:

Postar um comentário