sexta-feira, 14 de maio de 2010

A Europa da época de Newton





Isaac Newton (Woolsthorpe, 4 de janeiro de 1643 — Londres, 31 de março de 1727 foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo.
Sua obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, é considerada uma das mais influentes em História da ciência. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica.
Na segunda metade do século XVII, a Inglaterra e a Holanda eram países que concentravam maior parte da atividade comercial e manufatureira da Europa.
Os ingleses viviam um momento de significativo crescimento econômico. A fartura da mão-de-obra barata, o mercado de consumo em ascenção, a intensificação dos contatos com Portugal e suas colônias eram fatores que favoreciam o desenvolvimento da Inglaterra.
As mudanças eram grandes. A manufatura e o comércio se desenvolviam. A lenha, combustível da época, já não era suficiente. Novos combustíveis eram necessários. Inovações técnicas eram bem vindas.
A Inglaterra, em expansão, trouxera ruína para a Itália e a Alemanha, os centros europeus culturais mais importantes da época de Galileu e Kepler. As crises pelas quais passavam essas duas regiões ocasionaram a transferência de pessoas envolvidas com a ciência e com a técnica para a zona de prosperidade do momento: a Inglaterra.
Eles chegaram a ilha levando inovações técnicas e artisiticas do renascimento. Proporcionaram à Inglaterra um momento cultural tão rico quanto aquele vivido por Galileu na Itália renascentista.
A igreja dominante na Inglaterra era a reformada anglicana, que surgiu com a reforma protestante. A ciência emergente era vista com bons olhos pelo movimento das reformas. Ao explicar a natureza sem usar os recursos da teologia antiga, a nova ciência mostrava que era possível pensar numa ordem diferente daquela defendida pela igreja.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário