quarta-feira, 5 de maio de 2010

A música romântica

Os compositores clássicos tinham por objetivo atingir o equilíbrio entre a estrutura formal e a expressividade. Os românticos vieram desiquilibrar tudo. Eles buscavam maior liberdadede de forma, a expressão mais intensa e vigirosa das emoções, frequentemente revelando seus pensamentos mais profundos, inclusive suas dores. Muitos compositores românticos eram ávidos leitores e tinham grande interesse pelas outras artes, relacionando-se estreitamente com escritores e pintores. Não raro uma composição romântica tinha como fonte de inspiração um quadro visto ou um livro lido pelo compositor.
Dentre muitas ideias que exerceram um certo fascínio sobre os compositores românticos temos: terras exóticas e o passado distante, os sonhos, a noite e o luar, as tristezas do amor, a magia e o sobrenatural.
Durante o romantismo houve um rico florescimento da canção. A orquestra cresceu não só em tamanho como em abrangência. A seção dos metais ganhou mais importância. Na secão das madeiras adicionou-se o flautin. Os instrumentos de percussão ficaram mais variados.
No século XIX, o piano recebeu muitas melhorias técnicas e quase todos os compositores românticos escreveram para o piano, entre eles Schubert, Chopin, Schuman e Listz. A preferência era por peças curtas e de forma mais livre.
Durante grande parte do século XIX, toda a música era dominada pelas influências alemãs. Foi quando compositores de outros países, principalmente os russos, passaram a ter a necessidade de criar a sua música. Inspiravam-se nas músicas folclóricas e lendas de seus países. É o chamado nacionalismo musical, com representantes como Rachmaninov.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário